Regras

    As regras do xadrez é um conjunto de regras que geram a prática do Jogo de Xadrez em todo o mundo. Enquanto as origens do xadrez não são certas, as regras de agora vêem da Itália, no século XVI. As regras continuaram a ser alteradas lentamente até o início do século XIX, quando atingiram a forma atual. As regras também variavam de lugar em lugar. Atualmente, a FIDE, também conhecida com Organização Mundial do Xadrez, define as regras padrão, com pequenas modificações feitas por algumas organizações nacionais para seus próprios objetivos. Existem variações das regras para o xadrez rápido, xadrez postal, xadrez online e variantes do xadrez. As regras vigentes são ditadas pelo texto aprovado no 77º Congresso da FIDE realizado em Dresden (Alemanha) em novembro de 2008, tendo entrado em vigor a partir de 1º de julho de 2009.

    O Xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro de xadrez, com 32 peças (16 para cada jogador) de seis tipos. Cada peça move-se de forma diferente. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate, ou melhor, ameaçar o Rei do oponente com a captura inevitável. Os jogos não terminam necessariamente com o xeque-mate – os jogadores com certa frequência desistem se acreditam que irão perder. Além disso, existem várias formas de um jogo terminar em um empate.

    Além do movimento básico das peças, as regras também governam o equipamento usado, o controle de tempo, a conduta e ética dos jogadores, acomodações para jogadores com necessidades especiais, o registro dos lances usando notação de xadrez, bem como procedimentos para lidar com irregularidades que porventura ocorram durante uma partida.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.